top of page

ANEEL aciona bandeira vermelha em junho e conta de luz ficará mais cara

  • Foto do escritor: SOLONTEC
    SOLONTEC
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de junho será vermelha – patamar 1, representando um aumento no custo da energia elétrica para os consumidores brasileiros.


Com a nova sinalização, o valor extra cobrado a cada 100 kWh consumidos passa de R$ 1,885 (vigente em maio, sob bandeira amarela) para R$ 4,463. Essa é a bandeira tarifária mais alta registrada em 2025.


Entre janeiro e abril, a bandeira foi verde (sem custo adicional na conta de luz); em maio, passou para amarela; e agora atinge o nível vermelho, indicando condições mais onerosas para a geração de energia no país.


Segundo a ANEEL, a decisão foi motivada pelas condições hidrológicas desfavoráveis, com a redução no volume de chuvas e o fim do período úmido no país.


“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país indicado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema), projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes de energia mais onerosas, como as usinas termelétricas”, informou a Agência em nota oficial.


Análise do cenário atual

Ao Canal Solar, Fred Menezes, diretor de Trading da Armor Energia, avaliou que a tarifa de energia deverá permanecer elevada nos próximos meses. Segundo ele, a volta da bandeira verde só deve ocorrer com a retomada do período chuvoso, previsto para outubro ou novembro.


“O operador (ONS) está utilizando térmicas para poupar o reservatório nesses meses de estiagem. Como não são esperadas mudanças significativas nas condições de chuva nos próximos meses, o cenário mais provável é a manutenção da bandeira vermelha nesse período”, justificou.


Segundo ele, embora os reservatórios ainda estejam em níveis confortáveis, o modelo de aversão ao risco do operador ficou mais sensível esse ano, dessa forma, o acionamento de térmica tem sido realizado de maneira mais conservadora do que o passado.


Entenda o sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela própria ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias ajusta mensalmente o valor da conta de luz, conforme as condições de geração de energia no país. As cores indicam:


Verde: sem custo adicional;

Amarela: custo extra moderado;

Vermelha (patamares 1 e 2): maior custo adicional, refletindo o uso de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

O objetivo do modelo é dar mais transparência ao consumidor e alertar sobre os custos reais da geração de energia. Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 em junho, a ANEEL busca reforçar a importância do uso consciente da energia elétrica e atenção aos hábitos de consumo durante o período seco.


Fonte: Google / Canal Solar

 
 
 

Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione

Acesse nosso

e fique por dentro das principais noticias do setor.

bottom of page