top of page

Carro elétrico com painel solar? Sim! Como surgiu e como funciona?



Antigamente, a ideia de existir um carro movido a energia solar parecia uma realidade distante e bastante futurista. Já era bastante difícil imaginar um veículo elétrico, quiçá com energia proveniente do sol. No entanto, o tempo passou e alguns estudos foram aperfeiçoando a teoria que hoje vemos funcionar perfeitamente – o carro movido a energia solar veio à existência bem antes do "futuro" que as pessoas projetavam em suas mentes. Então, primeiro vamos entender como surgiu:

Desde 1992, alguns protótipos de carros movidos a energia solar já eram desenvolvidos por engenheiros brasileiros. Esses protótipos representavam o início do que mais tarde seria utilizado para participar do famoso Desafio Solar Mundial (World Solar Challenge), realizado de dois em dois anos na Austrália.

No Desafio Solar Mundial, os carros movidos à energia solar precisavam percorrer 3000 km através do deserto australiano, de Darwin a Adelaide, desafiando os limites da tecnologia limpa. Nessa competição, cada participante não deveriam utilizar mais do que seis metros quadrados de painéis solares, representando um desafio significativo para os engenheiros, que deveriam desenvolver veículos o mais eficientes possível.

Os carros movidos à energia solar dessa competição não costumam ter um design muito atrativo; na verdade, eles se assemelham a grandes engenhocas saídas diretamente de filmes e desenhos animados. Estética definitivamente não era o principal foco para o engenheiro que projetavam um carro para esse desafio anual. Um exemplo é o Nuna 8, provavelmente o veículo movido a energia solar mais bem-sucedido dos últimos tempos. O Nuna 8 foi desenvolvido pela equipe vencedora dos últimos cinco torneios do Desafio Solar Mundial, sendo um carro movido a energia solar que possuiu um design bastante curioso, composto de um gigante painel solar que é posicionado de maneira curvada e uma cabine pequena em um dos lados. É um carro campeão, portanto, não se iluda com a aparência e nem subestime o visual desse carro incrível.


Desafios e competições à parte, agora os carros movidos a energia solar podem sim ser encontrados no mercado tradicional. Um carro movido a energia solar apresenta como principais vantagens o armazenamento em bateria da geração não utilizada, sustentabilidade, por meio da redução de emissões de gases poluentes, economia com combustíveis. Já as desvantagens incluem a dependência das condições climáticas e custos de aquisição mais altos que um carro elétrico tradicional. Além disso, a tecnologia ainda não foi devidamente aperfeiçoada para se tornar economicamente viável para produção em massa. Para isso, será necessário melhorar a eficiência da tecnologia fotovoltaica, reduzir custos de produção e melhorar o design dos veículos, tornando-os mais aerodinâmicos, leves e atraentes.

A seguir, apresentamos 5 modelos de carros já comercializados com essa tecnologia:


Mercedes-Benz Vision EQXX


Aptera Sol



Lightyear One

Fisker Ocean


Hyundai Ioniq 5



Sim, os carros movidos à energia solar já são uma realidade! E não para por aqui; a tendência é que a cada ano que passe, as tecnologias usadas na produção desses veículos híbridos evoluam e sejam aperfeiçoadas, e claro, sem contar as novas tecnologias que também serão agregadas aos novos projetos e os novos recursos que ainda serão implementados nesses "carros do futuro" que já fazem parte do presente. A energia solar está mudando o mundo!

11 visualizações0 comentário

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page