Projeto de 300MW no Deserto de Tengger é comissionado na China
A província de Gansu, na China, agora conta com uma usina de energia solar de 300 MW com tecnologia da Sofar, localizada no Deserto de Tengger. A planta, após conexão total à rede, tem a expectativa de gerar anualmente 540 milhões de kWh e restaurar 5,2 km² de pastagem, resultando em uma economia de 160 mil toneladas de SCE (Standard Coal Equivalent) por ano.
A implementação do projeto envolveu a utilização de mais de 1.300 inversores 255KTL-HV da Sofar, conhecidos no Brasil como 250KTL-HV. Esses inversores, com eficiência máxima de 99,02%, proteção IP66 e resistência anticorrosiva C5, garantem durabilidade robusta em ambientes desérticos hostis.
A empresa destaca a inclusão da desconexão inteligente em nível de string (SSLD), que assegura uma operação eficiente e segura ao isolar strings defeituosos, minimizando impactos potenciais no desempenho global do sistema. O escaneamento I-V também foi mencionado como uma ferramenta eficaz para localizar strings defeituosos com precisão.
Xiaoyong He, engenheiro chefe de projeto da PowerChina, empresa responsável pela EPC do empreendimento, expressou confiança na estabilidade operacional dos inversores da Sofar, contribuindo para um fornecimento de energia estável e altos rendimentos na operação futura.
Ethan Shi, chefe da Sofar China, destacou a colaboração como reflexo do compromisso da fabricante em contribuir para a meta de neutralidade de carbono. A parceria com a PowerChina em vários projetos em todo o país demonstra a capacidade da Sofar de alavancar expertise e recursos para expandir sua presença e causar impacto.
A Sofar, líder global em soluções de energia solar e armazenamento, possui um portfólio abrangente, incluindo inversores fotovoltaicos, inversores híbridos, BESS, ESS, microinversor, Sofar Monitor e sistemas de gerenciamento inteligente de energia. Em 2021, a empresa entrou no TOP 5 de marcas globais de inversores híbridos, estabelecendo uma rede global com três centros de P&D e duas bases de fabricação. Em 2022, sua capacidade de produção anual atingiu 10 GW para inversores e 1 GWh para baterias, com mais de 18 GW de inversores embarcados para mais de 100 países no mundo.
Comments