A energia solar funciona quando falta eletricidade?
Afinal, o que acontece com um gerador solar quando falta luz da rede elétrica?
A maioria dos sistemas fotovoltaicos no Brasil operam na modalidade de geração distribuída, conectada à rede elétrica, chamado sistema On grid. Que funciona da seguinte maneira:
Durante o dia as placas solares captam a irradiação solar e as transformam em energia. O uso é simultâneo, o sistema gera e distribui automaticamente a energia para o imóvel. Quando não tem o consumo total da energia gerada, chamamos essa sobra de excedente. O excedente não consumido é injetado na rede da distribuidora, gerando créditos na conta de luz. A noite utiliza-se a energia da rede elétrica. A cobrança é deduzida dos excedentes ou tarifada caso não exista saldo.
Quando há um apagão da rede elétrica, o inversor, equipamento do kit fotovoltaico responsável por converter a energia gerada pela placa solar em eletricidade, deixa de funcionar. Para contornar isso, na hora de escolher o seu kit fotovoltaico é possível adquirir um sistema off-grid, que opera como gerador em locais sem conexão com a rede elétrica, armazenando a sua geração em bateria ou um sistema hibrido que opera junto a rede elétrica e em caso de apagão, conta com bateria para armazenamento.
As instalações de energia solar equipadas com baterias já são comuns em alguns países, incluindo a Alemanha, Austrália e Estados Unidos. No Brasil, o investimento ainda é considerado alto para a maior parte dos consumidores. Porém, a perspectiva de queda de preços dos equipamentos, em razão do avanço tecnológico, e os custos cada vez mais altos da energia elétrica, indicam uma tendência de crescimento para essa aplicação.
Comments