top of page

Queda da taxa Selic: qual o impacto no mercado fotovoltaico?


Primeiro vamos entender o que é a taxa Selic e como ela funciona.


Sempre presente no noticiário econômico, a taxa Selic é responsável por equilibrar a economia brasileira. Com ela é possível equilibrar a inflação, atrair investimento estrangeiro e estimular a indústria, resultando em mais emprego e crescimento econômico. A taxa Selic é tão importante que o governo se reúne a cada 45 dias para avaliar se ela deve subir, diminuir ou se manter estável. Essas reuniões são realizadas pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).



Decisão


O Copom do Banco Central, reduziu, nesta quarta-feira (20), de 13,25% para 12,75% ao ano a taxa básica de juros, a Selic. A decisão foi unânime e marcou o segundo corte seguido. Com isso, esse é o valor mais baixo da Selic dos últimos 16 meses. Na divulgação da nova taxa, o Copom avaliou que esse será o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista (juros que desestimulam a economia) necessária para controlar a inflação no país.


Qual o impacto no mercado fotovoltaico?


A diminuição na taxa Selic deve ter impacto positivo para quem deseja viabilizar a instalação de um sistema fotovoltaico em sua residência, comércio e indústria por meio de um financiamento.

Isso porque com a taxa Selic baixa, as condições para financiamento de sistemas fotovoltaicos podem ser mais favoráveis, pois as taxas de juros para empréstimos tendem a ser mais baixas, reduzindo o custo total do investimento em energia solar.

Além da redução na Selic, observa-se uma diminuição nos preços da matéria-prima dos equipamentos solares e uma desvalorização do dólar. Estes três fatores, juntos, ajudam a derrubar o preço final para o consumidor e, por consequência, favorecem o financiamento dos projetos – com taxas mais atrativas para os consumidores. Agora, com juros em queda, combinado a outros fatores como câmbio estável e preços dos componentes fotovoltaicos, estamos convictos de que estamos no melhor momento historicamente para quem quer instalar o seu sistema fotovoltaico, seja para proporcionar economia com o seu próprio consumo de energia ou mesmo para quem está interessado em gerar uma renda passiva a partir do aluguel de usinas.

A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de outubro e 1º de novembro. Analistas de mercado esperam que a Selic chegue ao fim de 2023 em 11,5% ao ano.

18 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Sep 23, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

PPP

Like
bottom of page